Pular para o conteúdo

A Teoria dos Mercados Eficientes

07/08/2010

O assunto é um tanto quanto polêmico no mundo dos investimentos, alguns concordam, uns são completamente contra e outros ainda não tem opinião formada sobre.

A teoria diz que os mercados são sempre eficientes e que já precificam e refletem todas as possíveis informações no preço da ação, a cotação de todas as empresas já é igual ao seu valor justo ou intrínseco. Nenhum investidor teria qualquer informação que poderia afetar os preços da ação, assim seria impossível superar o desempenho médio do mercado. Quanto mais profissionais são os investidores do mercado, mais ele se aproxima da eficiência. O mercado dos EUA é mais eficiente que o do Brasil, por exemplo.

Entretanto, mesmo com alguma racionalidade nas ideias da teoria, ainda há algumas razões básicas que dificultam a sua comprovação: (1) o mundo real não é perfeito nem eficiente; (2) os preços das ações podem mudar sem alguma razão econômica justificável; e (3) as pessoas não agem apenas pela razão.

O fator emocional no mercado não é considerado. A teoria afirma que todos os investidores são racionais, o que não é verdade: investir é uma atividade em parte racional e em parte emocional. Mesmo com estratégias assumidas, muitas vezes não as respeitamos e acabamos perdendo os planos pelas emoções. Vide a comum aversão ao risco, como o investidor que vende suas ações no primeiro lucro alcançado e não faz o mesmo quando tem prejuízo, esperando recuperar o capital principal investido.

É aqui que procuro separar os dois tipos de investidores: os emocionais e os racionais.

Os investidores emocionais não pensam no retorno em longo prazo, preferem a adrenalina do dia a dia do mercado, mesmo com todos os custos que isso traz. Investem onde todos estão investindo e adoram comprar no topo e vender lá em baixo. Já os investidores inteligentes, procuram ganhar dinheiro nas brechas da teoria. Quando a visão é de longo prazo, pequenos mercados ineficientes são muito bem vindos. Enquanto todos estão irracionais e movidos pela emoção, o investidor racional continua com suas análises e não fica realmente entusiasmado ou apavorado com as volatilidades de curto prazo.

A teoria erra quando diz que o mercado é perfeito e sempre eficiente. O mercado pode ser eficiente na maioria das vezes, mas em períodos em que a irracionalidade e o medo tomam conta, o mercado se torna completamente ineficiente. Nessas horas o investidor inteligente tem de estar atento para não se deixar levar pela emoção e senso comum.

From → Sem categoria

6 Comentários
  1. Olá,

    Fiz um artigo no meu blog sobre mercados eficientes.

    http://investimentosefinancas.blogspot.com/2009/08/teoria-dos-mercados-eficientes.html

    Lá eu comento que a questão correta não é se os mercados são eficientes mas qual o grau de eficiência dos mercados. Acredito que um mercado eficiente é aquele em que a informações relevantes são incorporadas de maneira rápida ao preço dos ativos financeiros. Isto não significa que os preços de mercado necessariamente representem o valor justo da ação a cada momento. Sempre vai haver ações subavaliadas e sobreavaliadas. Segundo Fama, a competição entre muitos participantes inteligentes leva a uma situação em que os preços reais dos ativos já refletem os efeitos das informações, tanto as passadas como as que o mercado espera que ocorra no futuro. Ou seja, em um mercado eficiente o preço de um ativo será uma boa estimativa do seu valor intrinseco, BASEADO NAS INFORMAÇÔES ATUAIS. Obviamente quando saem os balanços ou noticias muitas vezes as expectativas anteriores se mostram erradas e então o mercado ajusta rapidamente as novas informações / expectativas.

    Obviamente que existem investidores irracionais / emocionais, mas que no caso de investidores não racionais as suas negociações aleatorias muitas vezes se anulam umas as outras; e que no caso de investidores não racionais os investidores racionais arbitrariam (obtendo assim lucro) e eliminariam o efeito dos investidores não-racionais.

    Assim acredito que os mercados de blue chips são relativamente eficientes. Obviamente isto não impede que aja momentos curtos de pânico que justamente são causados pela quebra de paradigmas e se analisarmos poderíamos atribuir o comportamento de pânico a uma expectativa temporaria muito ruim sobre o futuro, que eventualmente não se concretizou.

    Parabens pela matéria.

    Abs

    • Investimentos e Finanças,

      Eu já havia comentando aqui mas acho que fiz algo errado e apaguei.

      Bem, quanto a sua colocação, não sei se concordo realmente que os investidores mais irracionais se anulam com suas negociações aleatórias, ou que os investidores mais racionais arbitrariam isso. Fiquei a pensar… realmente é algo que é muito teórico.

      Concordo sim que o mercado das blue chips são mais eficientes pois são mais acompanhadas e volto com o pensamento de que existem certos momentos que devemos manter a calma devido a realmente o que você tratou no último parágrafo.

      Esse assunto é bem mesmo interessante e complexo…

      Vi o link no seu blog, vou colocar aqui também! Abraços.

  2. Renda Passiva,

    O seu conceito sobre o que realmente é a teoria dos mercados eficientes está bem equivocado, até porque na própria teoria fala sobre os graus de eficiência, conceito esse ignorado no seu texto.

    Abraços,

    VR.

    • VR,

      Não entrei nos detalhes sobre os graus de eficiência da teoria, ficaria extenso demais. Foi só para dar uma ideia do que ela afirma.

      Abraços

  3. Estou montando um blog sobre RENDA PASSIVA, MARKETING DIGITAL, MARKETING DE CONTEÚDO: http://www.webnergia.com.br/blog.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Hotmoney | Mercado de Ações | Analisando Risco e Retorno - 2 | Hotmoney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: